Dia a Dia

Copyright© 2019, Varian Medical Sistems, Inc. All rights reserved.

Como vai ser o dia a dia?

Muito há para dizer sobre a rotina dos tratamentos, mas o que há de certo nesta é que será diferente em função do serviço onde fizer tratamento.

Na maioria dos dias chegará ao serviço, anunciará a sua chegada onde e como lhe for indicado no primeiro dia e aguardará que o chamem para o tratamento.

Perante o radioterapeuta terá espaço para falar, expor as suas questões, dúvidas e preocupações. Exponha algumas dificuldades que poderá estar a ter e caso seja necessário será encaminhado para o seu médico ou para a enfermagem. 

Já na sala de tratamento, será posicionado de acordo com o processo já planeado. Os radioterapeutas farão as verificações necessárias e administrarão o tratamento.

Uma vez terminado voltará para a sua casa.

Duração dos Tratamentos Diários

A duração de cada fracção do tratamento é geralmente curta, mas pode variar em função da complexidade da execução. 

O tratamento típico dura cerca de 15 minutos (uns ligeiramente mais, outros ligeiramente menos), tempo onde vai ser posicionado, verificado o seu posicionamento através de imagem, efectuar correcções que possam ser necessárias e executar o tratamento propriamente dito. 

O tempo em que existe de facto irradiação é bem menos do que os 15 minutos e devido à natureza dinâmica de alguns tratamentos, mais tempo, não é sinónimo de maior dose de radiação.

Também aqui, a duração do processo está dependente da sua colaboração. Siga as instruções que lhe são dadas pois têm como objectivo facilitar o seu posicionamento ou preparação para o tratamento. Seja honesto connosco e consigo, pois, quando nos dão informação incorrecta pode estar a influenciar uma tomada de decisão que no final se vai repercutir em si. 

Entendemos que pode ser inconveniente seguir algumas instruções que levam a que fique mais tempo no serviço, mas não o fazemos de ânimo leve. É no seu melhor interesse.

Imagem cedida por Elekta

Horários e Atrasos

Durante o processo de planeamento do tratamento, o radioterapeuta irá combinar consigo o horário do seu tratamento. Este, encaixar-se-á no horário normal do funcionamento do serviço mas que varia em função do local onde o tratamento decorrerá. 

Os horários, apesar de preferencialmente estáveis, estão sujeitos a constrangimentos de diversa ordem e pode não ser possível atender a todas as preferências. Dito isto, fale com o seu radioterapeuta no sentido de conseguirem arranjar uma solução que melhor sirva. Ele procurará atender às particularidades da sua disponibilidade e conjugá-las com as soluções e disponibilidade da sua unidade.

Ainda nesta fase, ser-lhe-á explicado o procedimento a adoptar diariamente, para que, quando chegar ao serviço a sua chegada seja sinalizada no equipamento em que vai fazer tratamento e assim o possam chamar.

A dinâmica de uma unidade de tratamento é algo complexo de gerir pois não depende apenas da organização interna do serviço. Um objectivo comum a todas as unidades é prestar um bom serviço e isso também passa por respeitar os horários combinados. 

Entendemos que os nossos utentes organizam as suas vidas contando connosco, tal como entendemos a perturbação que resulta do não cumprimento do compromisso. Trabalhamos para o honrar, mas nem sempre nos vai ser possível. 

Apesar de existirem estratégias para mitigar os efeitos de factores externos, dependemos de serviços de transporte, de outros serviços dentro do hospital ou clínica, de outros tratamentos ou consultas, de todas as intercorrências possíveis e imaginárias, e claro, dos equipamentos. 

São equipamentos altamente sofisticados, que apesar de muito robustos e fiáveis, também avariam. Apesar de estarem sujeitos a um programa de manutenção meticuloso e serem alvo de intervenções preventivas, as avarias acontecem. 

Neste cenário, e dependendo da situação, um vasto leque de soluções são possíveis de colocar em curso e que podem variar entre a espera e o adiamento ou cancelamento do seu tratamento nesse dia. Estes cenários são adoptados em função da melhor informação disponível à data e podem acontecer ajustes a informações já dadas. É um processo dinâmico que o tem a si e ao seu tratamento como objectivo maior.  

Todas as decisões são tomadas tendo por base um diálogo permanente entre as várias equipas no serviço de forma a garantir a melhor solução possível. As decisões são tomadas caso a caso e a melhor solução para si pode mesmo ser ter que esperar que o equipamento seja reparado de forma a que não tenha que interromper o seu tratamento.

Copyright© 2019, Varian Medical Sistems, Inc. All rights reserved.

Consultas

Ao longo do seu tratamento irá ter consultas regulares com o seu médico. A frequência com que as irá ter depende das particularidades do seu caso clinico, sendo que no intervalo entre consultas, o seu médico continua a seguir a progressão do seu tratamento. 

Na eventualidade de necessitar de uma consulta não programada fale com o seu radioterapeuta pois em boa parte dos casos ele pode ajudar. Sendo alguma situação que requeira outro tipo de cuidados será reencaminhado para a enfermagem ou para o seu médico.

Enfermagem

Nem todas as pessoas que fazem tratamentos de radioterapia necessitam de cuidados diários de enfermagem. 

Nos primeiros dias em que se deslocar à radioterapia é feita uma avaliação da necessidade destes cuidados. Esta avaliação vai sendo feita à medida da evolução dos seus tratamentos e poderá ser referenciado sempre que necessário.

As principais áreas de intervenção da enfermagem são a realização de pensos, análises, avaliação de sinais vitais, administração de terapêutica focando também os seus cuidados em ensinar e capacitar promovendo as competências necessárias ao auto-cuidado.

Subscreva e receba as informações mais recentes!

Seja notificado quando existirem novos conteúdos